terça-feira, 5 de agosto de 2008

    '' A FONTE DAS PALAVRAS''


    ''Fonte localizada na vila de Ponte de Lima''

    O AMOR E O TEMPO

    Pela montanha alcantilada
    Todos quatro em alegre companhia
    O amor , o tempo , a minha amada
    E eu subíamos um dia.

    Da minha amada no gentil semblante
    Já se viam indícios de cansaço
    O amor passeava-se adiante
    E o tempo acelerava o passo.

    -Amor ! Amor ! Mais devagar !
    Não corras tanto assim , que tão ligeira
    Não pode com certeza caminhara minha doce companheira !''

    Súbito , o amor e o tempo ,combinados
    Abrem as asas tremulas ao vento...
    -''Porque voais assim tão apressados ?
    Onde vos dirigis ? - Nesse momento .

    Volta-se o amor e diz com azedume :
    -''Tende paciência , amigos meus!
    Eu sempre tive este costume
    De fugir com o tempo...Adeus!Adeus!''

    ANTÓNIO FEIJÓ 1850-1917
    (CMPL-1976)