segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pais contestam fecho de escola "primária" Eira d'Ana, em Palmeira de Faro, Esposende

O encerramento da escola "primária" Eira d'Ana, em Palmeira de Faro, Esposende, é contestado por alguns pais, mas o presidente da Câmara contrapõe que, do ponto de vista pedagógico, aquela é "a melhor solução" para os alunos. "
O que mais nos revolta é que apenas soubemos do fecho no passado dia 10, não houve transparência neste processo. Aliás, anteriormente tinha sido divulgada a lista de escolas que encerravam a nível nacional e esta não constava dessa lista. O que aconteceu entretanto, não conseguimos perceber", disse hoje à Lusa uma representante dos pais.
 Segundo Anabela Rossas, os pais foram "completamente apanhados de surpresa" com o anúncio do encerramento e estão "preocupados" com uma série de situações decorrentes da transferência dos filhos para a outra escola da freguesia. Em causa está, sobretudo, a questão da segurança das crianças que vão a pé para a escola, que terão de utilizar "uma estrada nacional sem passeios", mas também a incerteza quanto ao transporte daqueles que dele precisarem. "
Além disso, há a questão psicológica das crianças. Como lhes vamos explicar, assim de repente, que afinal já não vão para a 'sua' escola?", acrescentou. Os pais já avançaram com um abaixo-assinado e também já pediram uma reunião com a Direção Regional de Educação do Norte, para tentarem reverter a decisão. Hoje mesmo, foram recebidos pela vereadora da Educação na Câmara de Esposende, tendo agendada para dia 29 uma reunião com o presidente. Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Esposende, João Cepa, disse que os pais "não apresentaram qualquer razão válida" para contestar o encerramento e a consequente junção de todos os alunos do 1º ciclo de Palmeira de Faro na outra escola da freguesia. "
Esta é a melhor solução para os alunos, do ponto de vista pedagógico", garantiu, sublinhando que só com a agregação é possível formar "turmas limpas", ou seja, com um professor para cada ano. Disse ainda que também sob o ponto de vista físico a transferência será benéfica, já que a escola que vai passar a acolher os cerca de 80 alunos do 1º ciclo de Palmeira de Faro, 31 dos quais oriundos da Eira d'Ana, sofreu uma "intervenção de fundo".
 Acrescentou que a distância entre as duas escolas não chega aos dois quilómetros. Lembrou que a própria Carta Educativa do concelho aponta para a construção de um centro escolar em Palmeira de Faro, para concentrar todos os alunos do 1º ciclo. "Os pais que contestam já sabiam muito bem que havia a intenção de agregar as duas escolas. A Câmara fez a proposta à DREN e esta aceitou-a. Não há aqui qualquer decisão unilateral, até porque a medida foi igualmente aprovada pelo agrupamento, pela Junta de Freguesia e pela maioria dos pais", referiu João Cepa.

« Jornal de Noticias »

terça-feira, 7 de agosto de 2012

quinta-feira, 7 de junho de 2012

"LIMPAR PALMEIRA",edição 2012.

A Junta de Freguesia de Palmeira de Faro volta a convidar os alunos das escolas e a população em geral para mais uma iniciativa (2ª edição) "LIMPAR  PALMEIRA",edição 2012.
Na sexta-feira a partir das 13h30m, no auditório da sede da Junta de Freguesia decorre a apresentação de uma palestra denominada “LIXO, UM PROBLEMA DE TODOS”,com a apresentação Engª Anabela Almeida.
Terminada a apresentação do trabalho, vai ser feita uma ação de limpeza com a colaboração dos alunos da escola, desde a sede da Junta até ao Parque de Compostagem da freguesia.
No Sábado a partir das 09h00, esta iniciativa conta com a colaboração da população em geral para uma limpeza de alguns dos pontos estratégicos da freguesia.

J.F. Palmeira de Faro


sábado, 2 de junho de 2012

Bruce Springsteen dedicou o tema "Jack of all trades" aos desempregados no concerto da passada quarta-feira em Berlim.


O músico norte-americano Bruce Springsteen atuou na quarta-feira em Berlim, onde falou do desemprego que tem afetado milhões de pessoas nos Estados Unidos e na Europa, noticiou o jornal The Guardian. "Na América, muitas pessoas perderam os seus empregos, mas na Europa e em Berlim os tempos também são difíceis", disse Bruce Springsteen perante 58 mil pessoas no estádio olímpico de Berlim num concerto da digressão "Wrecking Ball", que chegará no domingo a Lisboa. O músico norte-americano, de 62 anos, dedicou o tema "Jack of all trades" a "todos os que estão a passar dificuldades". O tema faz parte do novo álbum, "Wrecking Ball", e nele Bruce Springsteen canta "os banqueiros engordam enquanto os operários emagrecem". O músico interpretou 28 músicas em Berlim ao longo de três horas de concerto, deixando para o "encore" alguns dos temas mais conhecidos, como "Born in the USA", "Glory Days" e "Dancing in the dark" A etapa europeia da digressão internacional de Bruce Springsteen começou a 13 de maio em Espanha, um dos países afetados pela crise económica e financeira que tem atravessado a Europa. O músico norte-americano estará no domingo em Lisboa, fechando o festival Rock in Rio Lisboa. Depois de Lisboa, o músico e a E Street Band seguirão para Itália, novamente Espanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Suíça, República Checa, Irlanda, Noruega, Suécia e Finlândia.

@Lusa









sábado, 28 de abril de 2012

Memorias da musica com a banda portuguesa Sétima Legião.

Sétima Legião - Sete Mares a música da banda formada em 1982 por Rodrigo Leão (baixo), Nuno Cruz (bateria) e Pedro Oliveira (voz e guitarra), uma das boas referencias da música portuguesa.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

“Fão Naturalis” em exposição no Centro Cultural de Fão até 30 de Junho.

No Centro Cultural de Fão está patente, até ao próximo dia 30 de Junho, uma Exposição de Fotografia, da autoria de Fernando Gonçalves.
Intitulada “Fão Naturalis”, esta mostra é constituída por uma selecção de fotografias alusivas à fauna de Fão, captadas por este fotógrafo da Natureza, natural da Vila fangueira.
A freguesia de Fão, localizada num excepcional meio ambiental, possui um território rico em biodiversidade. O denso pinhal de Ofir e a zona estuarina do rio Cávado albergam variadíssimas espécies do reino animal, sobretudo aves de rara beleza. Nos períodos migratórios da Primavera e do Outono algumas espécies de aves do Norte da Europa escolhem a exuberante e calmosa paisagem fangueira para passarem a temporada estival. A diversidade das espécies autóctones e migratórias oferece aos amantes da natureza, em geral, e da fotografia, em particular, uma oportunidade única para visitarem Fão.
O fascínio pela diversidade das aves que habitam em Fão, levou Fernando Gonçalves à sua descoberta, calcorreando de objectiva em punho, por caminhos de matas folhosas ou pelas margens do rio, uma descoberta que começou há sensivelmente uma dezena de anos e que o sensibilizou para a preservação e divulgação da riqueza da fauna fangueira.
A exposição “Fão Naturalis” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
"Inf-, do Serviço de Comunicação e Imagem da CME"


"Nos links seguintes pode ver alguns dos cliks de Fernando Gonçalves"

Aves    
Repteis
Macro

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Motard Paulo Gonçalves é o rosto da Campanha de Sensibilização Ambiental do Município de Esposende .



O motard esposendense Paulo Gonçalves é o rosto da Campanha de Sensibilização Ambiental que o Município de Esposende vai desenvolver, com o objectivo de aumentar os níveis de separação selectiva de resíduos.

"Pare, Separe, Recicle — Ajude o Ambiente" é o slogan da campanha, ontem apresentada, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, numa sessão onde a Câmara Municipal prestou homenagem ao atleta, não só enquanto desportista, mas sobretudo pela sua postura como homem.
O Presidente da Autarquia, João Cepa, vincou que "o Paulo Gonçalves é um exemplo de humildade" e elogiou a sua atitude de camaradagem e solidariedade para com um colega de prova, no decurso do Dakar 2012, que lhe valeu a admiração do público, amplamente manifestada, sobretudo nas redes sociais.
"É uma referência cada vez mais para a juventude e um exemplo para as novas gerações", assinalou o Autarca, manifestando a convicção de que a campanha vai ter efeitos positivos, ou seja, contribuir para o aumento da separação dos resíduos. Além de contribuir para ajudar o ambiente, esta medida "permite ao Município poupar muito dinheiro ", assinalou o Presidente da Câmara Municipal, assegurando que o montante gasto anualmente pelo Município na recolha e deposição do lixo em aterro daria para construir, todos os anos, um novo equipamento como o Centro de Educação Ambiental.
João Cepa aproveitou a oportunidade para relembrar que o Centro de Educação Ambiental está disponível para acolher todo o tipo de eventos, dado que é um equipamento concebido e preparado para receber outras actividades, não somente iniciativas de índole ambiental.
A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal desejou sucessos ao motard para o próximo desafio, o campeonato do mundo da modalidade, e, atendendo à postura do atleta durante o Dakar 2012, frisou que "para mim e para a maior parte dos esposendenses, o Paulo Gonçalves foi o verdadeiro vencedor do Dakar".
O atleta esposendense referiu que a homenagem do Município, que vem juntar–se à atribuição da Medalha de Mérito Desportivo, em 2003, é "uma enorme honra". O reconhecimento do público e neste caso do Município, assumiu Paulo Gonçalves, constitui uma das motivações para o seu empenho num "desporto muito duro, que implica muitos sacrifícios".
Assumindo–se como um "orgulhoso esposendense", Paulo Gonçalves afirmou que o seu objectivo "é continuar a trazer vitórias, para mim, para a minha equipa e para a o meu concelho, de forma a continuar a mostrar o que temos de bom".
O facto de ter sido escolhido como rosto da Campanha de Sensibilização Ambiental do Município é "um grande orgulho" para o atleta, que manifestou a expectativa de "chegar aos jovens, sensibilizando–os para a importância da reciclagem, de forma a que possamos contribuir para um futuro melhor".
A apresentação da Campanha esteve a cargo da Presidente do Conselho da Administração da empresa municipal Esposende Ambiente. Alexandra Roeger salientou os quinze anos de trabalho de educação ambiental no Município e explicou que esta Campanha se insere no projecto "Esposende Cidade Natura", sendo que uma das áreas é a sensibilização para a separação selectiva de resíduos.
Ao Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Rui Pereira, coube a apresentação do atleta esposendense e do seu vasto currículo desportivo, sem esquecer a "aventura" no Dakar 2012. A atitude que teve na prova valeu–lhe os mais rasgados elogios e esteve na base da homenagem prestada pela Câmara Municipal.

Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende submetida em segunda–feira, 27 de fevereiro de 2012.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012