Intitulada “Fão Naturalis”, esta mostra é constituída por uma selecção de fotografias alusivas à fauna de Fão, captadas por este fotógrafo da Natureza, natural da Vila fangueira.
A freguesia de Fão, localizada num excepcional meio ambiental, possui um território rico em biodiversidade. O denso pinhal de Ofir e a zona estuarina do rio Cávado albergam variadíssimas espécies do reino animal, sobretudo aves de rara beleza. Nos períodos migratórios da Primavera e do Outono algumas espécies de aves do Norte da Europa escolhem a exuberante e calmosa paisagem fangueira para passarem a temporada estival. A diversidade das espécies autóctones e migratórias oferece aos amantes da natureza, em geral, e da fotografia, em particular, uma oportunidade única para visitarem Fão.
O fascínio pela diversidade das aves que habitam em Fão, levou Fernando Gonçalves à sua descoberta, calcorreando de objectiva em punho, por caminhos de matas folhosas ou pelas margens do rio, uma descoberta que começou há sensivelmente uma dezena de anos e que o sensibilizou para a preservação e divulgação da riqueza da fauna fangueira.
A exposição “Fão Naturalis” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
"Inf-, do Serviço de Comunicação e Imagem da CME"