sábado, 16 de janeiro de 2010

    "51, para SADE".


    Nasceu em 16 de Janeiro de 1959, numa pequena cidade nas vizinhanças de Lagos, capital da Nigéria, seu nome Helen Folasade Adu, mas conhecida na esfera musical por"SADE", hoje completa 51 anos de vida!
    Ainda muito jovem foi viver com a sua mãe (britânica) para Colchester, Reino Unido.
    Sade cresceu ouvindo musicas de grandes mestres do soul, tais como Marvin Gaye, Donny Hathaway e Curtis Mayfield .
    Mesmo com influências destes nomes sonantes no período de sua adolescência,SADE não decidiu entrar pelos caminhos da musica, e foi estudar desenho de moda no 'St Martin's Art College'.
    Bom e como qualquer jovem tenta criar um projecto de futuro, "SADE" sedo descobriu que o mundo da moda poderia não lhe oferecer um bom equilíbrio entre o gosto de criar e a necessidade de ganhar a vida.
    E é nessa altura que que adere a uma banda formada no colégio por alguns dos seus amigos, vindo a descobrir aí o seu talento musical .
    Rapidamente chega a vocalista de uma banda de funk latino de nome Pride. Ganhando também o gosto por escrever músicas, sendo nesta fase que "Sade" escreveu o seu primeiro grande êxito de 1984(Smooth Operator).
    Com 24 anos Helen assumiu-se como o elemento central de uma nova banda, «Sade», formada por si própria e por elementos da então extinta banda "Pride", Stuart Matthewman, Andrew Hale e Paul Spencer Denman.
    Estávamos em 1984 e foi com o álbum de estreia, Diamond Life que se impôs na música.
    Soldier of Love e o próximo álbum de originais da cantora, e será editado no próximo mês,o qual interrompe nove anos de ausência de novos trabalhos musicais da cantora nigeriana.
    "Smooth Operator,e um tema do álbum de estreia Diamond Life (1984), este que foi o primeiro de muitos outros êxitos que se seguiram.